quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Beta


A meditação não é a busca do prazer ou a procura da satisfação. É um estado da mente no qual não existe nenhum conceito nem nenhuma fórmula, havendo portanto total liberdade. Só a uma mente assim vem a beatitude, aquela serena e profunda alegria.
JK

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Polar



S A T O R

A R E P O

T E N E T

O P E R A

R O T A S

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Pegasi


Sempre que houver algum silêncio à tua volta - Escuta-o. Repara nele. Presta-lhe atenção. Ouvir o silêncio desperta a dimensão de serenidade que há dentro de ti, e só através da serenidade é possivel aperceberes-te do silêncio.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Alcyone


Meditar não é fugir do mundo, não é uma actividade em que nos isolamos ou nos fechamos em nós mesmos, mas sim a compreensão da sociedade e dos seus modos de proceder. A sociedade tem pouco para oferecer, além de alimento, vestuário, habitação e prazer - que traz consigo várias formas de sofrimento.
Meditar é recusar esta sociedade; Precisamos de ser completamente "marginais". Então, o mundo ganha sentido, e a beleza dos céus e da terra é constante. Então, Amor não significa prazer. E, a partir daí, tem início uma acção que não é fruto do conflito, da contradição, da busca do sucesso pessoal ou da fútil procura de poder.
JK

sábado, 27 de dezembro de 2008

Betelgeuse


A mente meditativa é silenciosa. Não é o silêncio que o pensamento pode imaginar; não é o silêncio de um calmo anoitecer; é o silêncio que vem quando o pensamento - com todas as suas imagens, palavras e percepções - cessa completamente. Esta mente meditativa é a mente verdadeiramente religiosa - religiosidade que não é tocada pelas igrejas, os templos ou os cânticos.
JK

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Deneb



O solo em que a mente meditativa pode desabrochar é o solo da vida quotidiana, com os seus conflitos, dores e fugazes alegrias.

(...)

Meditação é Amor ... e esse amor é a água que brota inesgotável e que qualquer pessoa pode beber.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Sol


Quando lançamos a base que é a integridade, a virtude - o que significa ordem no relacionamento surgem o Amor e também o "morrer", que são a essência da vida, no seu todo. Então, a mente torna-se tranquila, naturalmente silenciosa, não tendo sido forçada a isso através da repressão, da disciplina e do controle. Esse silêncio é imensamente rico.
Para lá de tudo isso, qualquer palavra, qualquer descrição, é inútil. Então a mente já não procura saber o que é o absoluto; não tem necessidade disso, já que nesse silêncio existe aquilo que é. E em tudo isto está presente a bênção da meditação.
JK


O Sol ( do latim Sol) é a estrela central do nosso sistema planetário solar. Actualmente, sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos oito planetas, quatro planetas anões, 1600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. A sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilometros ou 1 unidade astronómica (UA). A Luz solar demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.

Ano-Luz é uma unidade de comprimento utilizada em astronomia e corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, no vácuo. A luz desloca-se a uma velocidade de aproximadamente 300 mil quilometros por segundo, percorrendo 9,46 trilhões de quilometros por ano.

Para se calcular o valor de 1 ano-luz em quilometros é necessário saber que a velocidade da luz no vácuo é de 299.792,458 quilometros por segundo e que o tempo utilizado na definição é o chamado Ano Gregoriano Médio com 365,2425 dias.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Antares


A meditação é um estado da mente que olha tudo com completa atenção. Não fragmentariamente, mas de maneira total.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Albireo



Meditar é libertarmo-nos do pensamento; é um movimento no êxtanse da verdade.

JK

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Vega



Não sei se alguma vez reparaste que, quando estais totalmente atentos, há interiormente completo silêncio. E nessa atenção não existe nenhuma fronteira, nenhum centro, ou seja, nenhum "eu" que esteja atento.

Essa atenção, esse silêncio, é um estado de meditação.

JK

domingo, 21 de dezembro de 2008

Carina


Meditar é percorrer o mundo do conhecido e libertar-se dele para penetrar no desconhecido.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Sírius


É curioso como a meditação se torna uma constante presença; não há um fim nem um princípio para ela.
É como uma gota de chuva; nela estão todos os regatos, os grandes rios, os mares e as quedas de água... A gota de chuva alimenta a terra e o homem; sem ela, a terra seria um deserto. Sem a meditação, também o coração se torna um deserto, um lugar abandonado.
JK

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Capella - Família


A meditação da mente que está totalmente em silêncio é a benção que o ser humano sempre tem procurado. E todas as qualidades do silêncio existem no silêncio dessa mente.

Mira


A meditação não é algo planeado, organizado. A meditação começa com o primeiro passo que é estarmos libertos de todos os ressentimentos, libertos de tudo o que acumulámos - medos, ansiedades, solidão, desespero, sofrimento. Esta é a base, o primeiro passo, e o primeiro passo é o último passo.
JK

Ana


O Amor é algo que é a sua própria eternidade, por isso nada pode estragar o amor, pois todas as coisas se dissolvem nele, o bom e o mau.
É como um grande rio, que alimenta e rega cada aldeia e cada cidade. Ele vai sendo poluído, mas depressa as águas se purificam a si próprias e rapidamente segue em frente.
JK

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Altair


A beleza significa sensibilidade, o que implica um corpo sensível, isto é, uma correcta maneira de viver. Então, inevitável e naturalmente, sem dar por isso, a mente torna-se quieta, tranquila, (...) Quando compreendemos a confusão, o sofrimento psicológico e averiguamos se esse sofrimento pode terminar, quando compreendemos o prazer, então, dessa compreensão surge uma mente extraordinariamente serena, silenciosa; não precisamos de tentar aquietá-la. Temos de "começar" pelo princípio, e o primeiro passo é o último passo. Isto é meditação.
J K

Via Láctea


A Via Láctea contém cerca de 400 000 milhões de estrelas de todas as espécies, que se movem com uma elegância complexa e ordenada.
Algumas estrelas estão isoladas como o sol. A maioria delas têm companheiras.
As estrelas nascem de enormes nuvens de gás hidrogenio, o elemento químico mais abundante no universo. Quando são jovens são azuis, muito energéticas e turbulentas. Com o tempo vão mudando de cor. Do azul para o branco, depois para amarelo (meia idade, como o sol ), a seguir alaranjado e finalmente vermelho.
Descendentes das estrelas as minhas águias fazem parte desta galáxia, elas conseguem voar a 300 mil quilometros por segundo e conseguem atingir o sol em 8 minutos-luz.

Universo


Há cerca de 100 mil milhões de galáxias, cada uma com uma média de 100 mil milhões de estrelas. Em todas as galáxias há talvez tantos planetas quantas estrelas, 10 milhões de triliões. Perante números tão esmagadores, que probabilidade há de apenas uma única estrela comum, o Sol, ser acompanhada por um planeta habitado ? Porque seríamos nós, aconchegados num canto esquecido do cosmos, tão afortunados ? A mim parece-me mais provável que o universo esteja transbordante de vida. Mas nós, homens, ainda não o sabemos.
Carl Sagan

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Um novo mundo


Não há palavras nem definições cada um chega lá por si próprio.
Eu não consigo viver sem amar o Universo e a pequenita estrela que existe em mim.
Quando estou atento e o pensamento cessa ela aparece, tornando-se mais e mais evidente e crescendo à medida que avanço na meditação.
O caminho é feito num só sentido, e tal como a águia, cujo voo não é isento de observação, olho directamente a luz, na certeza que haverá um tempo, em que deixarei este espaço físico para me tornar uno com o Universo.

Krishnamurti ( 1895 -1986 )


Temos de estar livres de toda a autoridade, incluindo especialmente a deste orador.
Se estiver a ouvir o orador, ele torna-se o seu líder, a sua forma de conseguir compreender - o que é um horror, uma abominação, porque então terá estabelecido a hierarquia da autoridade. Mas se, à medida que o orador vai falando, estiver a ouvir-se a si mesmo, então, a partir desse ouvir haverá clareza, haverá sensibilidade; a partir desse ouvir a mente torna-se saudável, forte. Sem obedecer e sem resistir, ela torna-se viva, intensa - e só um tal ser humano pode criar uma nova geração, um novo mundo.